T i j o l o s

 

Nossos tijolos aparente e comum são fabricados com matérias-primas de boa qualidade e procedência, o que nos assegura maior uniformidade dos insumos e, conseqüentemente, maior qualidade final.

Nossa produção de tijolos aparentes é toda artesanal, como nas antigas Olarias medievais, onde as peças são fabricadas individualmente de forma manual, modelando as peças de barro em fôrmas metálicas, peça por peça. Depois de secos ao tempo, os tijolos aparentes são levados para cozimento em fornos à lenha. 

Todo esse processo artesanal de fabricação, podendo ser considerado uma arte, proporciona ao cliente peças rústicas de qualidade e beleza, únicas e com aspecto natural. 

Nossos tijolos aparentes, em todos os modelos, podem ser confeccionados em três cores: vermelho, mesclado e palha. Também são confeccionados com um corte ao meio (bipartido) para facilitar o uso dos revestimentos.

Os tijolos aparentes são indicados para uso em revestimentos de paredes (não indicados para pisos).

tijolo ap. reto vermelho

tijolo ap. reto mesclado tijolo ap. reto palha
     

tijolo ap. canto redondo

tijolo aparente tramela tijolo ap. plaqueta
     
ap. reto x ap. colonial tijolo comum requeimado tijolo comum vermelho

 

 

 

 

CORES DISPONÍVEIS:

 vermelho

mesclado  

        palha  

 

 

 

 

T I J O L O S   M A C I Ç O S  -  A P A R E N T E   E   C O M U M

 

- Muito cuidado e atenção na descarga e armazenamento na obra, para não batê-los nem quebrar cantos e bordas;

- Empilhá-los devagar e cuidado no manuseio e transporte dentro da obra (produto frágil);

- Promover cobertura contra chuva e umidade, pois os tijolos são de barro e frágeis à água;

- Sempre utilizar máquina tipo serra mármore (ex: Makita) para o corte dos tijolos;

- Assentar com massa de cimento e areia (nunca tipo cimento-cola);

- Promover a devida impermeabilização do substrato da parede para evitar umidade e eflorescências no revestimento;

- Evitar sujar os tijolos com a massa de assentamento. Ir limpando no andamento do serviço (não deixar secar);

- Evitar o lixamento da superfície dos tijolos, pois irá retirar a areia que confere a cor e rusticidade típicas;

- Depois de aplicados, sempre promover o correto tratamento hidrofugante e impermeabilizante da superfície dos tijolos,

para garantir a durabilidade e conservação;

- NÃO indicados para pisos.

 

TIJOLOS MACIÇOS

       Dimensões ( cm )

rendimento

peso

largura

altura

comprim

unid/m2

kg/unid

TIJOLO APARENTE RETO

10.2

5.2

22.2

35

1.90

TIJOLO AP. CANTO REDONDO

10.2

5.2

22.2

35

1.85

TIJOLO AP. BICO

10.2

5.2

22.2

35

1.85

TIJOLO AP. TRAMELA

7.2

(1.4x4.2)

21.8

54

1.00

TIJOLO AP. PLAQUETA

10.2

3.4

22.2

39

1.50

TIJOLO AP. COLONIAL - P

12.8

7.6

27.8

21

3.60

TIJOLO AP. COLONIAL - G

16.5

8.0

35.5

16

7.00

 

 

 

 

 

 

TIJOLO COMUM

9.1

4.3

19.1

94

1.00

 

(1) rendimento/m2: tijolos ap. reto, canto, bico e colonial são bipartidos (já considerado o corte/uso de 2 partes).

(2) rendimento tijolo comum: considerada parede de "meio tijolo".

(2) outras peças/modelos sob encomenda.

(3) tolerâncias dimensionais: individual = +-0,5 cm / média = +-0,3 cm.

 

Nossos Tijolos estão disponíveis nas LOJAS "LEROY MERLIN"

https://www.leroymerlin.com.br/tijolos-de-acabamento

 

OLARIA...

 

"Talvez o encanto da olaria seja derivado da magia da sua criação. O sabermos ter sido, numa fase de gestação, matéria dúctil que facilmente obedece ao tacto das mãos, que se pode modelar e voltar a modelar, e que, pela acção do fogo se transforma em matéria consistente, imutável, mas, simultaneamente, frágil e quebradiça.

Talvez o encanto da olaria seja sensorial. Uma bela peça de barro, como uma bela peça de escultura, convida-nos a senti-la, a afagá-la, a passar sobre ela as mãos, sentindo o seu peso, a sua ondulação, a rugosidade ou a maciez da sua superfície.

Talvez o encanto da olaria seja derivado da beleza das formas que possui, originadas nos gestos de muitos homens, nos usos de outros tantos, que foram apurando as formas, que foram afeiçoando o imperfeito até transformar as peças em autênticas obras-primas.

Raquel Henriques da Silva, Isabel Maria Fernandes e Rodrigo Banha da Silva.